Maquiagem Adequada ao Ambiente de Trabalho

Oie!!!


Meninas, hoje a dica é especialmente pra vocês e para os rapazes que desenvolvem a função de orientação e treinamento.

Eu trabalho com treinamento e preparação para o mercado de trabalho, e é muito comum encontrar dúvidas sobre o visual que deve ser adotado, então vale lembrar que para o ambiente de trabalho é necessário observar todo o Conjunto (Postura + Visual + Comportamento). Hoje iremos falar apenas de uma parte de um dos itens, ok?

Um dos erros mais comuns que observo é no item: Maquiagem.

Há aquelas que ADORAM (como eu) e sabem vários truques e técnicas de maquiagem (ótimo!), mas se esquecem que na hora do trabalho a palavra de ordem é: DISCRIÇÃO!

Há outras que, por pouca prática ou por não gostar ou por aquela velha desculpa “não tenho tempo” acaba indo trabalhar de “cara lavada”.

Tanto o exagero, quanto a ausência de maquiagem podem passar uma imagem distorcida (até mesmo errada) de você.

O exagero pode dar a entender que você não é adequada a determinado cargo ou área, pode chamar a atenção somente para o visual e você acabar perdendo algumas oportunidades que exigiriam uma postura de seriedade. É gente, já vi isso acontecer demais! E comentários do tipo: “Ela não está aqui para trabalhar e sim pra aparecer” ou “Ela acha que aqui é desfile de modas”, etc. entre a equipe pode vir a influenciar na hora da escolha para o cargo. Analisando esses tipos de comentários, verificamos o quanto as pessoas acabaram ficando presas ao visual e o quanto o consideraram inadequado.

Já a ausência da maquiagem pode passar a impressão de desleixo. Se você não cuida de seu visual (que acaba sendo um cartão de visitas), será que cuidará mesmo do que não é seu (coisas da empresa)? (essa é a pergunta que acaba rondando a cabeça de muitos).

Lembre-se que quando você está em uma empresa, você acaba sendo “a cara” da empresa junto aos clientes, fornecedores, etc. Então temos que cuidar da imagem sim!

Então, preparei algumas dicas para que não haja erro na hora de escolher a maquiagem adequada ao ambiente de trabalho. Vamos lá:

A maquiagem deve ser bem natural.



01) Cuidados com a pele e outros detalhes

Esses cuidados são necessários para cuidar da saúde de sua pele (evitando poros entupidos, acnes, etc) e também para melhorar a qualidade e o tempo de duração de sua maquiagem.

Antes de começar a maquiagem, limpe bem o rosto (com sabonete adequado), se tiver pele mista ou oleosa é bom usar um adstringente (isso ajudará a segurar um pouco mais a oleosidade e conseqüentemente a maquiagem). Caso vá ficar horas sem poder dar retoque algum, pode utilizar um Primer (produto utilizado para que a maquiagem dure mais tempo e fixe mais, várias marcas conhecidas já tem: O boticário, Contém 1g, AVON, etc).

Outra coisa que precisamos prestar atenção é na sobrancelha que deve estar “limpa” e alinhada.

02) Capriche na hora de fazer a “pele”

Você pode usar a maquiagem para esconder imperfeições, dar um ar de saúde, disfarçar o cansaço. Para isso você vai precisar fazer “a pele” bem feita (corretivo, base, pó e blush). Considero essa primeira parte muito importante, pois será a base para todo o resto.

A Base - Procure utilizar bases mais leves ou diluir um pouco as que costuma usar (caso sejam mais pesadas).

O Corretivo – (cremoso ou líquido, você escolhe). Deve ser usado para disfarçar olheiras, manchas, etc. O ideal é aplicar com o dedo (de preferência o anelar, que é o mais “bobo”) e ir dando batidinhas de leve. Isso vai garantir um ar mais natural. Cuidado para não escolher um muito mais claro que a sua pele e ficar com o visual “panda ao contrario”. O ideal é um tom abaixo da sua pele.

O Pó - Compacto ou Mineral – (o que você se adaptar melhor). Eu acho o mineral mais leve (ótimo pra dar o ar natural). Pode ser dispensado, mas ele ajuda muito no acabamento. Então dispense apenas se o visual ficar “carregado”.

O Blush - Será responsável por lhe conceder o visual saudável (cuidado para não exagerar e ficar com o rosto muito marcado ou com “cara de boneca”), vá passando aos poucos e prefira os mais claros, nos tons de rosa ou pêssego e com pouco ou sem brilho.

03) A Boca

Como nesse tipo de maquiagem a palavra chave é discrição, a boca deve estar bem pintada, porém neutra. Sendo assim, escolha cores mais neutras, aquelas puxando pro “cor de boca”, (nudes). Prefira as cores mates (sem brilho) ou com brilhos discretos. Evite os vermelhos, laranjados, marrom, rosas fortes, coral e cores escuras em geral. Se preferir usar Gloss, tome cuidado com aqueles que unem muita cor e brilho e os líquidos demais (que ficam com o aspecto melado).

Cuidado para não ficar sem batom/gloss, pois pode dar a impressão de cansaço.

04) Os olhos

Vem aqui a minha parte favorita da maquiagem, mas também a que observo mais erros. Vamos dividir em tópicos:

- Sombras – A menos que você trabalhe em lojas especializadas em maquiagem (onde você precisará demonstrar os produtos) ou que a sua empresa determine cores de sombras (é gente, existem empresas que determinam as cores para combinar com uniforme ou para que seja padrão, todas as funcionárias usam a mesma), opte pelos tons mais neutros (beges, marrons, cores claras, etc) e opacas ou pouco brilho.

Para as que gostam bastante de maquiagem, sempre vem a pergunta: Posso usar mais de uma sombra, marcar o côncavo? Pode, desde que seja de forma discreta e tom sobre tom (cuidando da mistura de cores, nada de coloridos com cores escuras ou duas cores coloridas). Deixe as sombras mais coloridas, brilhantes e escuras (preta, azul marinho, etc) para ambientes mais informais (fora do ambiente de trabalho) e de preferência no período noturno.

- Lápis e Delineador – São utilizados para dar definição ao olhar, então é um item importante. Opte pelas cores mais neutras (neste caso, preta ou marrom). E nada de querer esfumar fazendo aquele olho “pretão”. No caso do uso de delineador, faça um traço fino (apenas para definir mesmo), nada de traços do tipo gatinho ou “marcadão”.

- Rímel – É indispensável. Ele dá a impressão de olhos mais abertos, ajudando a melhorar o aspecto de cansaço e deixa os olhos marcados. Cuidado apenas com o excesso e prefira sempre as cores clássicas (preto, marrom ou incolor) para o trabalho.



Pronto! Agora sim, você está prontinha para o trabalho, sem exageros e fazendo um bom Marketing Pessoal.

Beijos!!!



Até a próxima!!!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada Por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...